Consultar Seguro Desemprego MTE


O Seguro Desemprego é um direito garantido pela Constituição Federal ao trabalhador nos casos de desemprego involuntário.

É um auxílio temporário pago em dinheiro pelo governo para que o trabalhador possa encontrar outro emprego e voltar a trabalhar sem prejudicar seu sustento e de seus familiares.

Ele é pago de três a cinco parcelas de forma contínua ou alternada, de acordo com o tempo trabalhado e a CAIXA atua como Agente Pagador do Seguro-Desemprego.

consulta do Seguro Desemprego pode ser feita pela internet, por qualquer trabalhador que tenha registro CLT – Consolidação Das Leis do Trabalho.

O trabalhador que necessita de consultar informações sobre seu benefício, como valor dos pagamentos, número de parcelas e data em que o dinheiro estará disponível para saque, podem utilizar o site do Ministério do Trabalho de forma gratuita.

Veja aqui neste post, TUDO como se faz para consultar, solicitar e agendar e como dar entrada.

 

Como consultar a habilitação do seguro-desemprego via site?

Para saber se o benefício foi aprovado ou não, será necessário fazer a consulta de habilitação do seguro-desemprego. Vamos ver como?

– Entre no site da Caixa Econômica Federal;

– Clique na aba ” Benefícios e Programas”;

– Selecione “Seguro-desemprego”;


OBS >> Se preferir acessar o local da consulta direto, Este pedido é realizado totalmente pela internet, você não precisa ir ao INSS.

Quem pode utilizar este serviço?

Pescador que:

– exerce a atividade pesqueira de forma ininterrupta(individualmente ou em regime de economia familiar);- esteja inscrito no Registro Geral de Pesca (RGP) há pelo menos 1 ano;

– comprove o recolhimento da contribuição previdenciária referente à comercialização da sua produção, nos 12 meses imediatamente anteriores à solicitação do benefício ou desde o último período de defeso até o início do período atual, o que for menor;

– não esteja recebendo BPC ou qualquer benefício previdenciário, exceto auxílio-acidente e pensão por morte limitado a um salário mínimo;

– não tenha fonte de renda diversa da atividade pesqueira;

– solicite o benefício dentro do prazo, que começa a contar 30 dias antes da data de início do defeso e termina no último dia do período de defeso

– não esteja recebendo BPC ou qualquer benefício previdenciário, exceto auxílio-acidente e pensão por morte limitado a um salário mínimo;

– não tenha fonte de renda diversa da atividade pesqueira;

– solicite o benefício dentro do prazo, que começa a contar 30 dias antes da data de início do defeso e termina no último dia do período de defeso

Etapas para a realização deste serviço

Pedir o serviço

– Faça login no Meu INSS;
– Clique na opção “Agendamentos/Solicitações”;
– Clique em “Novo Requerimento”;
– Selecione o serviço  que você quer;
– Clique em “Atualizar”;
– Confira ou altere seus dados de contato e depois clique em “Avançar”;
– Preencha os dados necessários para concluir o seu pedido.

 

Consultar Online o Seguro Desemprego

OBS: A consulta só pode ser feita logo após o trabalhador realizar o requerimento do benefício ( veja como solicitar aqui ) .

Para efetuar a consulta pela internet, o trabalhador deverá ter em mãos o número do PIS.

Esse dado pode ser encontrado na carteira de trabalhado e no cartão cidadão, caso não encontre de alguma forma, procure o departamento pessoal da empresa onde está empregado e consulte.

Somente com o número do PIS será possível consultar informações sobre o benefício.

O site da consulta é disponibilizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e permite que qualquer trabalhador com carteira assinada que tenha direito do benefício, faça a consulta seguro desemprego pela internet, de forma gratuita.

Preencha os campos “Número do PIS” e “Senha da Internet” e clique em “consultar“.

Lembrando que o número do PIS pode ser encontrado no cartão cidadão.

A senha da internet, caso não tenha ainda cadastrado, basta digitar o número do NIS e clicar em “cadastrar senha” no botão abaixo.

Link para consultahttps://sisgr.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01

Se sua consulta foi feita de forma correta, a aplicação irá retornar um relatório com informações sobre seu seguro desemprego, como situação do seguro, tempo de serviço, número de parcelas, status de pagamento e a data em que está disponível para saque, conforma mostra exemplo da imagem abaixo:

 

Perguntas frequentes (FAQ)

 

Telefones Caixa

Restou alguma dúvida? Você pode entrar em contato com a Caixa no telefone:


  • Telefone Caixa: 0800 726 0207
  • SAC: 0800 726 0101 
  • Ouvidoria: 0800 725 7474

📂 Caixa